segunda-feira, 4 de maio de 2015

Por que Maio é o mês das Noivas?

Olá meninas! Esse é um post especial em homenagem ao mês das noivas.

Muitos ouvem falar que o mês de Maio é o mês das noivas, mas muitas de nós ficam perguntando o porquê. Pois bem... vamos tirar a sua dúvida.

Por que o mês de Maio é o mês das noivas?

Essa tradição, veio do hemisfério norte, onde maio é o começo da primavera e é um mês muito importante para os costumes populares. " Naquela parte do mundo, a chegada de Maio é celebrada com muitas flores, em homenagem à natureza que refloresce e à primavera que por lá atinge a plenitude. Ao longo dos séculos, esse elementos foram sendo associados à celebração do amor no casamento. Essa mesma ligação com flores e a feminilidade fez com que Maio, além de mês das noivas, também fosse considerado o mês das mães e Maria." (Pedro Iwashita, padre e teólogo do Instituto Teológico de São Paulo)


Mas outra versão muito curiosa e engraçada é datada na Idade Média, que Maio era o mês onde as pessoas tomavam 
seu primeiro banho anual. Como citamos acima, o mês de maio é o começo da primavera, e como naquela época não tinha não chuveiro elétrico, era praticamente impossível tomar banho em temperaturas abaixo de zero. Então, esse se tornava o momento ideal para o casamento. Eles caprichavam tomando banho com muitas flores e ainda levavam por perto ao seu corpo um ramo de flores bem perfumadas, o que acabou virando tradição e o chamamos de buquês. 

Fontes: Mundo Estranho e Unique-se 





Nenhum comentário:

Postar um comentário